Mundo Moderno

quinta-feira, 23 de junho de 2011

HISTÓRIA DA ARTE


Arte é uma criação humana, dotada de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as emoções, a história, os sentimentos, a cultura. Ela só pode ser definida por critérios de uma cultura, isto é, são produções históricas e como tais sua interpretação varia ao longo do tempo.

A arte é um dos símbolos da modernidade. Por ela, podemos interpretar os sentidos que os sujeitos atribuem à realidade como na produção abaixo:  

Candido Portinari, Retirantes, 1944. Óleo s/ tela 190 x 180 cm.

A obra acima é de Candido Portinari, importante pintor modernista brasileiro. Portinari foi um artista arguto e crítico, filiou-se ao Partido Comunista, militou na política por anos a fio e em sua obra expressava uma preocupação social.

Na tela, o pintor retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outro lugar, o nordestino fugindo da seca e buscando novas oportunidades no sudeste.

2 comentários:

  1. Semblantes tristes, um horizonte que se perde, a terra seca e sem vida e os abutres que os acompanham nesta jornada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, não conheço você, sou de Uberaba também , gostei do seu blog, queria recomendar á voce e aos leitores um documentário excelente, que tem tudo á ver com seu blog (Onde fomos parar-Vida no fim do império.), coloquei a materia no site espalhando sementes:
    http://saudebrasil.ning.com/forum/topics/document-rio-excelente-onde

    Obrigado!

    ResponderExcluir