"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984)
A partir do exerto do texto de Carlos Brandão compreendemos que a educação é diferentemente compreendida nas sociedades. Desde o nascimento, o homem inicia seu processo de aprendizagem seja na família, no grupo social, no trabalho, na igreja, na escola. Isto é, ocorre em diferentes espaços e possui inúmeras nuances. Poderia indicar algumas dessas nuances: educação ambiental, educação patrimonial, educação política, educação sexual, educação...É certo que não cessamos de aprender...
Em tempos fluidos e modernos, como o que vivemos, a educação tem papel primordial para compreendermos o mundo a nossa volta e lutar por transformações.
Em tempos fluidos e modernos, como o que vivemos, a educação tem papel primordial para compreendermos o mundo a nossa volta e lutar por transformações.
Sandra, gostei muito de seu blog. Também sou professora e sei o quanto essa ferramenta é relevante para nossos alunos, especialmente quando se torna ponto de contato com outras reflexões e informações.
ResponderExcluirUma braço.