Mundo Moderno

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A condição moderna: ser leve e líquido

O tempo anterior ao advento da Modernidade mantinha uma estreita relação com o aquele natural, em que as atividades humanas eram realizadas a partir de indicadores retirados da natureza: estações, sol, lua e chuvas. A Modernidade operou uma profunda alteração com a introdução do tempo cronológico, aquele determinado pelos ponteiros do relógio, parâmetro homogeneizador e avaliador das atividades humanas. Com o advento desse novo tempo, precioso, uma vez medida de valor, "perder" tempo era símbolo de ócio, sendo que o trabalho disciplinado, incessante e laborioso determinaria a qualificação do tempo como produtivo.
 
 
 
 Dantes, acreditávamos na solidez da realidade e na estabilidade das relações, dos valores e códigos. No entanto, o derretimento dos sólidos levou à sensação de fluidez.
 
Fluidez? Esta não é uma característica dos líquidos?  
 
 
Estamos destinados a mudar continuamente? Se positivo, o que isso representa?

Um comentário:

  1. ``Talves sendo liquidos possamos tomar a forma do que for conveniente e por isso tenhamos nos tornado estes seres modernos, ja que moderno é o que se transforma a todo instante, mas a agua tambem chega a um momento em que fica estagnada. Mesmo quando represada a agua evapora, mas ainda assim esta presa na atmosfera, o homem apesar de ultrapassa-la com sua modernidade tecnologica esta num periodo de estabilidade. O moderno nao é mais o novo e a contemporizacao atual é so um meio termo ante a falta de definicao. O ser moderno caminha para um grande periodo de flanar por entre suas novidades ultrapassadas.

    ResponderExcluir