Mundo Moderno

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Modernidade líquida

A atual fase da modernidade pode ser qualificada como líquida por sua semelhança com a fluidez dos líquidos que têm características de mobilidade e inconstância, que suprime o tempo, adequa-se às circunstâncias.
Segundo Z.Bauman, a modernidade nasceu fluida; daí a dissolução das forças, da ordem, dos laços e dos elos. Ao mesmo tempo, a modernidade líquida é coercitiva pois o indivíduo deve se alocar, adaptar e acomodar-se a novas regras e modos de conduta "politicamente corretos", sob a condição de ser aceito nos grupos.

Um comentário:

  1. ``O sec.xx, admiravel mundo novo , acabou com um dos sentimentos essenciais ao se humano - o espanto. Espanto nunca mais. No sec.xx criaram-se o automovel, o cinema, a televisao, o aviao, a cura da poliomielite,a homossexualidade triunfante, o computador, o celular, o cancer do duodeno, a viagem a lua, a aids, a internet, a copula sem erotismo, a imprensa desintelectualizada, a fotografia do atomo numa fracao 32 milhoes de vezes menor do que nanossegundo. Assim o sec.xx pode rir do se.xix, que nao acreditou na luz eletrica, nao acreditou na mecanizacao em massa, nao acreditou no tear, nao acreditou que o automovel ia substituir o cavalo nem percebeu que o cavalo era meio burro.
    Mas, espanto nunca mais.
    (A nao ser que a tecnologia crie um chip de espanto)``

    Millor

    ResponderExcluir