Mundo Moderno

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O melhor dos mundos

No famoso livro, Candido ou o otimismo, Voltaire conta a história do jovem Cândido, em busca do paradeiro de sua “bela Cunegundes” sempre acompanhado do Dr Pangloss, seu professor de filosofia e médico que o tempo todo mandava aplicar-lhe inúteis sangrias.
O Dr. Pangloss de Cândido – ou O Otimismo é um personagem atual. Mesmo diante das maiores tragédias e problemas vivia sempre a repetir: “este é o melhor dos mundos possíveis” como se os fatos ocorressem porque era necessário que acontecesse no melhor dos mundos possíveis.
Somos todos do século passado (rsrsrs) que se afigura o mais avançado e, ao mesmo tempo, o mais trágico, da história humana. Para parte dos que vivenciaram a passagem para o século XXI, o século XX é uma representação do "mundo panglossiano", em que se se justificam todas as catástrofes (naturais e humanas) como necessárias para o avanço da ciência, da tecnologia ou do conhecimento para promover melhor qualidade de vida e progresso aos homens.
Poderíamos aqui indagar os parâmetros utilizados para delinear o "mundo ideal", os modos como o homem tem construído sua trajetória no afã de apresentar-se mais avançado que seus progenitores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário